Livro O Filho do Hospital é inspirado na humanização
“Como todo lugar centenário, surgem muitas histórias”. O livro O Filho do Hospital, lançado na 30ª Feira do Livro de Passo Fundo, convida o leitor infantil a conhecer o universo de pessoas que vivem dentro de um hospital e revelam a humanidade que existe em meio a unidades de internação, centros de diagnósticos e equipamentos. Ali, onde nascem diariamente bebês e salvam-se vidas, a história de um menino alegre por conviver com três freiras, e outros profissionais que se dedicam ao cuidado.
O autor Ronaldo André Poerschke, cirurgião vascular e endovascular do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo inspirou-se na lenda de um Técnico de Radiologia que nasceu e teria sido criado no hospital. Isso diz o livro, mas a realidade é que o técnico Arnaldo Dalchiavon começou a trabalhar aos 13 anos de idade na casa de saúde. Na sessão de autógrafos, escritor e protagonista lendário encontraram-se para compartilhar os sentimentos singulares, porém comuns, da obra.
Entre uma foto e outra, um autógrafo e outro, Ronaldo e Arnaldo comemoraram o lançamento do livro O Filho do Hospital. “Lançar uma obra causa apreensão e enorme expectativa, mas quando se está diante do público, em uma feira do livro, o clima é de festa da literatura e o sentimento de alegria e confraternização tomam conta”, comemora o autor. Ele salienta que o momento foi especial, porque estavam presentes o personagem real que originou a lenda, e o garoto, Henrique, filho do escritor, que inspirou o rosto do menino Miguel, protagonista da história. Também estiveram presentes o superintendente do HSVP, Ilário De David e o diretor médico Dr. Rudah Jorge.
Realidade e lenda misturam-se
A história real de Arnaldo, 58 anos, revela a dedicação a uma instituição quase centenária. Há 45 anos ele atua no HSVP. Destes, 37 como técnico de Radiologia. Ele iniciou no hospital no dia 1º de outubro de 1971, quando era um pré adolescente. Sua trajetória começou na limpeza. “Eu lavava todas as escadas do hospital. Depois fui para lavanderia, passei pelo almoxarifado e também trabalhei como atendente de Enfermagem nos postos 2 e 7”.
Após exercer várias atividades, como diz o livro, Arnaldo apaixonou-se pela Radiologia. “Fiz o curso técnico de Raio X e na prática, aprendíamos com os mais antigos. Me apaixonei pela profissão, bastante desafiadora por não termos a tecnologia que dispomos hoje”, compara, ao declarar que gostou demais do livro O Filho do Hospital.
Caráter beneficente
A obra subsidiada pelo Hospital São Vicente de Paulo traz a humanização com mote em diversos aspectos. Ao retratar o valor às pessoas que trabalham e estão internadas no hospital e a venda beneficente, que será revertida em livros e outros recursos de necessidade de crianças atendidas na Pediatria e Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. Além de propiciar a leitura no ambiente hospitalar, a ideia é disseminá-la em projetos sociais de educação.
O Filho do Hospital custa R$ 20,00 e está à venda nas livrarias de Passo Fundo.
Foto1: Ilário De David, Ronaldo Poerschke e Rudah Jorge reverenciando Arnaldo Dalchiavon (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)
Foto 2: Ronaldo fez vários autógrafos para Rudah Jorge presentear crianças (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)
Foto 3: Escritor Ronaldo com o protagonista do livro Arnaldo (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)
Foto 4: Crianças prestigiaram o lançamento do livro O Filho do Hospital (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)