• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Coleta: (54) 2103-4131

Intercâmbio médico possibilita troca de experiências

  • 01/09/2014

  Oportunizar aprendizado e troca de experiências entre alunos, médicos e residentes é uma forma de melhorar o atendimento aos pacientes. Credenciado como Hospital de Ensino, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo propicia a esse público a construção de conhecimento teórico e prático. Neste mês de agosto, o HSVP recebeu uma residente do Peru que veio em busca de novas experiências e aprendizado.

Araceli Inciso Romero está no terceiro ano de Residência em Clínica Médica, na cidade de Lima, no Peru, no Hospital Nacional Hipolito Undnue e Universidade Nacional Federico Villareal. Com a oportunidade de adquirir experiência fora de seu país, ela fez contato com o HSVP e veio para cá em busca de novos aprendizados. “No Peru, no último ano da residência temos a opção de sair para o estrangeiro, durante um mês para conhecer e ver como funcionam outros hospitais. Eu pesquisei sobre o Brasil, sobre Passo Fundo e o Hospital São Vicente e como ouvi falar muito bem, escrevi para o hospital e recebi essa grande oportunidade de vir para cá”, conta em bom “portunhol”, a residente.

Sobre as experiências vividas, Araceli destaca que o sistema de saúde e a estrutura do hospital foram o que mais chamou sua atenção. “Aqui temos tudo no computador, histórias clínicas, exames, o que facilita muito, já que no Peru a maioria das histórias são manuais. Outra coisa que achei positivo é que no primeiro ano da residência os médicos já aprendem e entram em contato com o paciente, lá fizemos isso só a partir do segundo ano”. Ela ainda evidencia que a experiência foi muito importante para sua formação e que me mesmo com a dificuldade do idioma, conseguiu desenvolver um bom trabalho. “Eu acompanhava os médicos na emergência, no ambulatório, nas visitas. No começo, tive um pouco de dificuldade com a língua, mas aos poucos fui interagindo e aprendi muito. Os pacientes do Brasil têm muito respeito pelos médicos, todos me tratavam muito bem. Foi uma oportunidade que acrescentou muito em minha carreira”.

No sábado, 30 de agosto, a médica encerrou sua jornada e levou para o Peru experiências e muitos elogios dos profissionais do HSVP. O diretor médico do HSVP, Dr. Rudah Jorge avaliou que ela se mostrou capaz e fez um ótimo trabalho durante o tempo em que esteve no HSVP. Ao agradecer pelo trabalho convidou a residente a voltar e trabalhar no HSVP. “Com certeza se eu tiver oportunidade quero voltar ao Brasil. O HSVP é um excelente hospital, vou recomendar aos meus colegas”, respondeu a residente.

Foto: Araceli acompanhou a equipe do médico Dr. Júlio Stobbe na emergência e em postos de internação (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)