Pediatria comemora São João com festa lúdica
Quando ficamos internados em um hospital recebemos medicamentos, cuidados e o tratamento necessário para cuidar da nossa enfermidade. No Hospital São Vicente de Paulo ( HSVP) de Passo Fundo, as crianças internadas na Pediatria recebem além desses cuidados, aprendizado e cultura. Durante a última semana, os pequenos participaram de atividades no Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), relacionadas aos costumes e cultura das Festas Juninas. As atividades culminaram no Arraiá da Pediatria realizado na tarde desta terça-feira,01 de julho. O evento, realizado no Hall da Pediatria, já é tradicional no HSVP.
Em meio a bandeirolas, músicas e rostos pintados, a festa começou animada pelo professor da UPF, Adriano Teixeira. Em seguida, os residentes da Residência Multiprofissional Integrada, que atuam nas áreas de Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, encheram a Pediatria de risos, com o casamento caipira. A festa, segundo a professora coordenadora do projeto Sussi Menini é fruto da união da comunidade hospitalar que prepara o ambiente e as brincadeiras, junto com o Espaço Lúdico. “Temos que comemorar o espírito de alegria que as festas juninas trazem. Antes da festa, nós trabalhamos na sala do Espaço com as crianças o que significa São João, e com a festa, eles podem ver como tudo acontece”.
Coordenando a pescaria e o boliche, os residentes multiprofissionais de enfermagem, Greice Schrader e Marciano Nascimento Quadros, enfatizam que são parceiros do Espaço Lúdico na realização destes eventos pois, trazem um aprendizado a mais para todos. Greice destaca ser importante mostrar para as crianças que o hospital não é um lugar só de tristeza, mas sim, de tratamento e que pode ter muitos momentos de alegria. “Trabalhar a ludicidade na Pediatria, é cientificamente comprovado, que melhora o prognóstico das crianças. Dessa forma, nós acreditamos ser essencial aliar esses momentos de alegria ao tratamento”, evidenciou Marciano.
E não é preciso procurar muito para perceber o resultado do trabalho com a ludicidade. Com o rosto cheio de sorrisos, os pequenos nem lembravam que estavam no hospital. Milena Teixeira, quatro anos, estava muito contente por participar da festa. Em tratamento contra um câncer sua maior alegria foi poder sair por alguns minutos no corredor. “Eu fiz pintinhas no meu rosto. Tá muito legal essa festa aqui, fui ali no corredor, joguei boliche e participei da pescaria”, contou a pequena, que observava tudo da porta do seu quarto. O pai de Roberto Cassiano Teixeira, ressalta que além de fazer bem para a pequena, anima e alegra quem a acompanha. “É muito bom, nós estávamos um pouco tristes porque ela precisou internar e a festa já melhorou o astral. E vê-la sorrindo assim nos faz bem”.
Foto: Casamento caipira organizado pelos residentes animou as crianças da Pediatria ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)