Com o intuito de apresentar o Protocolo 2013 da Influenza foi realizado nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, um treinamento voltado aos enfermeiros da instituição.
O objetivo foi de repassar as informações do protocolo Influenza 2013, sobre a conduta a ser tomada em caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HSVP, Daiane Trentin, a Secretaria Municipal de Saúde repassa o protocolo para que o HSVP elabore uma síntese, incluindo medidas que serão tomadas diante do SRAG.
No treinamento foram apresentadas a definição do SRAG, a técnica de coleta da amostra de SWAB nasal e orofaringe, que é a coleta de amostra para análise, e como os profissionais devem agir em caso de isolamento do paciente. “A coleta do material deve ser feita de forma correta e antes do início do uso do Tamiflu, para que se tenha o diagnóstico preciso,” enfatiza Daiane. O tratamento deverá seguir critério médico e ser feito precocemente, conforme o Ministério da Saúde.