O Centro Oncológico Infantojuvenil, do Hospital São Vicente de Paulo, recebeu a visita dos representantes das empresas Italac e Braga Seguros. O coordenador administrativo Sandro Pasa Smaniotto e a corretora Rosimar Bragagnolo puderam conhecer a estrutura de atendimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, incluindo a Classe Hospitalar, o Espaço Lúdico e a obra para a construção de novos leitos.
Os integrantes da diretoria do HSVP, o médico coordenador do Centro, Dr. Pablo Santiago,e o Secretário de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Saul Spinelli, explicaram a importância do serviço que é referência para uma população de dois milhões de habitantes. Por este motivo, a Instituição decidiu criar uma unidade exclusiva para internação dos pacientes oncológicos, na faixa etária dos zero aos 18 anos. As melhorias estão sendo custeadas através de programas públicos e buscam proporcionar maior segurança e resolutividade dos casos.
A obra da unidade de internação, em fase avançada de execução, terá 23 leitos, duas enfermarias com três leitos cada, além de quartos privativos e uma brinquedoteca. De acordo com o médico especialista, o modelo adotado é semelhante ao existente nos principais hospitais brasileiros que tratam a doença. "Nós buscamos a superespecialização das equipes e ambientes adequados para cuidar deste público. Os resultados finais, em relação ao tempo de tratamento e cura, melhoram quando a dedicação é exclusiva”, disse Santiago.
Sandro, da Italac, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido no Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. “Estão todos de parabéns, os profissionais e a diretoria, por este Centro muito bem preparado para receber e atender os pacientes de forma humanizada. Agora, vamos pensar com carinho em uma forma de auxiliar este projeto tão significativo na área da saúde”, afirmou o coordenador da empresa.
Quem quiser colaborar com o serviço, seja pessoa física ou jurídica, pode participar da Campanha “Doe Seu Contato“ desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. Para mais informações acesse https://ici.ong/ e preencha um formulário que está disponível no site do ICI.
Texto e foto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP