Adotado na década de 50 no Japão, o programa 5S’s é utilizado pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) desde 1996. Todos os anos, o programa é evidenciado através das atividades organizadas pelos membros do Comitê 5S’s. Em 2012, a XVI Semana da Qualidade ocorre de 1º a 05 de outubro e tem o foco na preservação dos recursos do planeta através de reciclagem do lixo e de seu descarte correto. A Semana 5S’s 2012 também está preocupada em conscientizar os funcionários para a importância da economia de energia e na qualidade de vida do trabalhador. Serão cinco dias de atividades gratuitas disponibilizadas a todos os funcionários da instituição.
A programação é variada e os horários são flexíveis em virtude de atender todos os interessados em participar. O 5S’s é um programa que contém cinco diretrizes: senso de arrumação (Seiri), senso de ordenação (Seiton), senso de limpeza (Seisou), senso de higiene (Seiketsu) e senso de autodisciplina (Shitsuke).
Segundo a presidente do Comitê, a nutricionista Renata Vanz, a Semana da Qualidade é um momento de intensificar as campanhas de conscientização à preservação do planeta. O slogan deste ano, “O meio ambiente e as futuras gerações agradecem!” faz uma conexão direta com todas as atividades da Semana.
Cronograma
01/10/2012 – No primeiro dia de atividades será realizado uma coleta, em todos os setores do HSVP, de objetos que não estão sendo utilizados. Outra atividade são as campanhas de conscientização ao consumo consciente de energia elétrica e da separação correta do lixo. Atividades na Escola de Educação Infantil São Vicente também fazem parte do cronograma do dia.
02/10/2012 – A programação do dia terá uma exposição na portaria dos funcionários do material descartado pelos setores. Uma oficina de enfeites natalinos também será realizada pela manhã (8h-10h) e a tarde (14h-16h).
03/10/2012 – Este dia é reservado para a promoção de saúde do funcionário do HSVP. A palestra “Como manter a alimentação saudável na correria do dia-a-dia: preparo de lanches saudáveis e práticos” acontece pela manhã (8h-10h) e a tarde (14h-16h). Uma feira de saúde também irá acontecer na portaria dos funcionários das 12h as 14 e das 18h30min às 19h30min.
04/10/2012 – Um treinamento para limpeza e cuidados com a pele, e outro de automaquiagem será a atividade deste dia. O evento ocorre no turno da manhã (10h-12h) e da tarde (14h-16h).
XIII Pequena Mostra de Grandes Talentos
O encerramento da XVI Semana da Qualidade ocorre no dia 05 de setembro com a XIII Pequena Mostra de Grandes Talentos. Na oportunidade os funcionários que produzem algum trabalho fora da instituição poderão expor suas criações. O evento ocorre das 9h às 19h na portaria dos funcionários. Em paralelo irá ocorrer a I Mostra dos Talentos Infantis, em uma exposição dos trabalhos realizados pelas crianças da Escola de Educação Infantil do HSVP.