• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000

Inteligência Artificial: HSVP é premiado por sistema inteligente de avaliação de prescrições

  • 10/09/2021

NoHarm.ai é utilizado na gestão da farmácia clínica e já impactou mais de 1.000 pacientes

 

A segurança do paciente é um dos compromissos do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Buscando sempre pela inovação, o HSVP aprimora constantemente os procedimentos para oferecer um serviço de excelência. Em 2021, o Serviço de Farmácia do HSVP implantou o NoHarm.ai, um sistema de Inteligência Artificial na gestão da farmácia clínica que possibilita a análise das prescrições medicamentosas com segurança e maior agilidade.

A atuação dos farmacêuticos clínicos da Instituição com o uso do sistema foi reconhecida na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em uma premiação oferecida pelos idealizadores da ferramenta. O papel do NoHarm.ai é aperfeiçoar e aumentar as avaliações clínicas com base no monitoramento e auxílio das tomadas de decisões realizadas pelos farmacêuticos, reduzindo consideravelmente o tempo para avaliação. Com algoritmos desenvolvidos para priorizar as prescrições fora do padrão, o sistema identifica quem são os pacientes mais críticos, mostrando os possíveis erros e interações entre os medicamentos para, consequentemente, ampliar a segurança.

Antes mesmo de finalizar o projeto de implantação do serviço, o Hospital alcançou em dez dias um número significativo, impactando a vida de 1.000 pacientes. Para o gerente de suprimentos e responsável técnico da farmácia do HSVP, Crismaiguel Dalbosco, no primeiro mês de implantação foi observado um aumento significativo das avaliações realizadas diariamente. "Na Unidade Teixeira Soares, o serviço já avalia uma média de 38% das prescrições e, na Unidade Uruguai, são avaliadas 88% das prescrições. A meta é que, com a maior adaptação, a ferramenta alcance 90% das prescrições disponibilizadas na Unidade Teixeira Soares e 100% na Unidade Uruguai, gerando entre as duas Unidades um total de aproximadamente 1.200 prescrições avaliadas por dia", destaca.

A implantação do NoHarm.ai faz parte de um projeto para otimizar os serviços do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, e contou com a colaboração do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, que faz o fluxo entre o sistema interno e a nova ferramenta. O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, destacou a relevância do reconhecimento para a Instituição. "Essa celebração nos faz ter certeza que nosso esforço, confiança e trabalho estão surtindo efeito".

 

Legenda: Equipe da farmácia clínica é premiada pelo uso do sistema de Inteligencia Artificial NoHarm.ai 

Texto: Flávia Dias/Assessoria de Imprensa HSVP

Fotos: Ana Paula Koenemann/Assessoria de Imprensa HSVP