• (54) 3316-4000 | 2103-4000
  • sac@hsvp.com.br

Residência Multiprofissional forma mais uma turma e recebe novos alunos

  • 05/03/2021

 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, formaram no dia 26 de fevereiro, 25 profissionais, na Residência Multiprofissional Integrada, nos programas de Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia concluíram sua especialização e participaram de formatura online.

O programa de residência do HSVP/UPF/PMPF é referência no estado pela qualidade do ensino e consolidação dos conteúdos, atividades e estrutura. Com os 25 concluintes, o programa passa dos 100 profissionais formados, que saem preparados para o mercado de trabalho e logo são absorvidos. “São profissionais altamente capacitados, inclusive para atuação na linha de frente da pandemia. Todos eles tiveram experiência com pacientes acometidos pela Covid-19”, evidência Douglas Pegoraro, Fisioterapeuta e Coordenador Interno da Residência Multiprofissional no HSVP, destacando ainda, que nesta turma, formaram-se os primeiros residentes fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. 

Andrius Colett foi um dos residentes a concluir a especialização. O enfermeiro destaca a vasta experiência adquirida nos dois anos de programa, além do crescimento pessoal e profissional. “Inicialmente escolhi fazer residência pela possibilidade de ganhar uma experiência maior, principalmente na prática, no dia a dia no ambiente hospitalar. Foram dois anos bem intensos e ao final deste processo vejo a importância da mesma. A junção da teoria com a prática faz com que o aprendizado seja mais dinâmico, e também, você conhece pessoas de outras regiões do país, é uma experiência única, conhecer outras realidades. Indiscutivelmente, o profissional que ingressa no programa de Residência Multiprofissional, sai mais preparado para o mercado de trabalho, que é muito concorrido hoje em dia, sendo a residência um diferencial”, relata o profissional que se formou e já está contratado. 

Chegada de uma nova turma

Na segunda-feira, 01 de março, uma nova turma, com 26 residentes ingressou nos Programas de Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer. Os profissionais passaram por orientações e participaram de uma recepção. 

Para Adrieli Carla Prigol, enfermeira, que escolheu a área de Saúde do Idoso, a expectativa de aprendizado e de novas experiências é grande. “A Residência Multiprofissional nos permite adquirir experiência prática e teórica para o desenvolvimento da nossa profissão. Todo esse conhecimento, nos dias atuais é essencial para a realização do trabalho de forma eficiente e de qualidade para o nosso cliente. Torna-se um aprendizado intenso e útil que favorece o aprimoramento de capacidades técnicas e desenvolvimento de habilidades profissionais. Na atual pandemia que vivemos, ser residente é algo desafiador e que instiga a descobrir esse novo mundo com outros olhos”, enfatiza a profissional, relatando que optou por esta área ainda na Graduação, levando em conta a importância do cuidado na terceira idade, pois entende que ter uma pessoa idosa será algo cada vez mais natural e que irá exigir cada vez mais cuidados que também podem ser iniciados antes da terceira idade, através da prevenção. “Optei pelo HSVP pela trajetória que já havia realizado dentro da instituição enquanto graduanda, o que me possibilitou conhecer a estruturação do Programa entre as três instituições envolvidas e também pela estrutura organizacional, tanto física quanto relacionada a Recursos Humanos. Para qualquer profissão, mas especialmente a Enfermagem que presta atenção direta ao paciente, estar atento aos Processos Hospitalares é algo de extrema importância e que impacta diretamente na qualidade da assistência prestada”.

 

Foto: Novos residentes já iniciaram a trajetória na especialização (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Scheila Zang)