• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Coleta: (54) 2103-4131

Apresentação teatral incentiva amamentação de forma divertida e lúdica

  • 01/08/2012

 Nesta quarta-feira, 1º de agosto, o pátio do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi palco de uma divertida esquete teatral que abordou o tema da amamentação. A atividade é alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece até o dia 7 de agosto. O assunto apresentado pelo Grupo de Teatro Timbre de Galo despertou interesse, atenção, aplausos e muitas risadas. De maneira divertida e lúdica, os atores desmistificaram os principais mitos que permeiam o aleitamento materno.

Na platéia, familiares de pacientes, crianças da Escola de Educação Infantil São Vicente, enfermeiras, nutricionistas, fonoaudiólogas, psicólogas, entre outros profissionais que atuam no HSVP, assistiram a encenação de uma família que teve sucesso com a amamentação e de outra que passou por dificuldade e o filho acabou não sendo amamentado no peito de sua mãe. E quem ouviu os questionamentos e sanou as dúvidas das duas mães foi o “Dr. Peteleko”. Um sábio profissional, de refinado humor, que transmitiu importantes informações sobre amamentação. No final, a exitosa mãe passou segurança e orientações para a outra conseguir amamentar seu filho. E todos felizes provaram que a experiência da amamentação vale à pena e é fundamental para a saúde e proteção da criança.

O HSVP desenvolve a campanha permanente Amamentação: alimento, amor e proteção para toda a vida. Através desta iniciativa as equipes da Maternidade, Centro Obstétrico, Pediatria e CTI Pediátrico e Neonatal incentivam, apoiam e orientam todas as mães, para que elas consigam amamentar seu filho e recebam todos os benefícios da amamentação.

Mitos e verdades sobre amamentação:

Cerveja preta estimula a produção do leite?
MITO. A descida do leite depende de três fatores: que a mãe se hidrate bem (por isso, é recomendável tomar bastante líquidos), que o corpo dela esteja descansado e, o principal, que o bebê sugue o peito. Até mesmo mães adotivas, que não engravidaram, são capazes de amamentar nessas condições.

Estresse faz o leite secar?
MITO. Mas pode atrapalhar a sua descida. Isso porque a vazão do líquido depende da liberação do hormônio ocitocina. Em uma situação de muito cansaço e ansiedade, a produção dessa substância é bloqueada.

Alguns leites são mais fracos?
MITO. A qualidade é sempre a mesma e todas as mulheres são capazes de produzir leite suficiente e adequado para o seu filho. Mesmo mães desnutridas ou que precisam seguir uma dieta restritiva conseguem preservar as propriedades do alimento.

Seios pequenos produzem menos leite?
MITO. O que dá forma ao seio é o tecido adiposo, a gordura. Isso não tem nada a ver com a glândula mamária, que é a responsável pela produção do leite.

Dar de mamar faz os peitos caírem?
MITO. A queda do peito depende de vários fatores: hereditários, idade e aumento de peso. A própria gravidez causa mudança na sua forma e posição.

Criança que arrota mamando faz o peito inflamar ou o leite secar?
MITO. Não há comprovação científica desta afirmação popular.

Se interrompida por um longo período, a amamentação pode ser retomada? VERDADE. Basta que a mulher esvazie os seios regularmente, como se a criança estivesse mamando. Assim ela provavelmente continuará produzindo leite.

A alimentação da mãe reflete no leite?
VERDADE. Tudo o que ela ingere passa para o leite materno. "Comidas que causam flatulência na mãe também causarão na criança”. Segundo a especialista, Catarina Mendonça, vale a pena apostar em um cardápio variado durante o aleitamento. "Estudos mostram que, se a lactante tem uma dieta variada nesse período, o bebê aceita melhor a diversidade de alimentos quando começa a comer."

Chocolate, café, chá preto, coca-cola, chimarrão podem interferir na amamentação? VERDADE. Pois são estimulantes e podem deixar o bebê mais agitado.

Fontes: Ministério da Saúde - www.bebe.com.br