• (54) 3316-4000 | 2103-4000
  • sac@hsvp.com.br

Alergias pediátricas em pauta no VIII Alergoped

  • 22/11/2019

Pela primeira vez no interior do estado, o VIII Alergoped, Simpósio Gaúcho de Alergia Pediátrica, iniciou nesta sexta-feira, 22 de novembro e vai até o sábado, 23 de novembro, na Faculdade de Medicina no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). O evento é promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e conta com apoio do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, UPF e Sociedade Brasileira de Pediatria. 

O evento tem como objetivo debater sobre as alergias pediátricas, sempre inovando e trazendo temas atuais com palestrantes preparados buscando a capacitação dos profissionais perante os novos desafios do dia a dia.

O presidente da Comissão Científica e Presidente do Comitê de Alergia, Imunologia e Reumatologia Pediátrica da SPRS, Hélio Miguel Lopes Simão, destacou que serão “dois dias com programação diversificada para revisar e agregar conhecimentos e, além disso, contará com interfaces de diversas especialidades afins, entre elas Dermatologia, Gastroenterologia, Pneumologia e Otorrinolaringologia trazendo temáticas relevantes para a prática clínica do pediatra”.

O Diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Dr. Paulo Roberto Reichert, esteve presente representando a reitoria da UPF. Na ocasião, Reichert parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento e reiterou que “Passo Fundo está, nesse momento, exercendo a sua vocação de ensino e centro médico, que é o que caracteriza a cidade”. 

O Diretor Técnico Médico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, agradeceu em nome do hospital e ressaltou o compromisso do São Vicente com o ensino e evolução médica. “Somos um hospital regional que tem 700 leitos, administramos cerca de 4000 funcionários e trabalhamos com 70% do SUS (Sistema Único de Saúde) e o restante de convênios, então isso é um grande desafio. Mas temos conseguido uma evolução muito grande e é lisonjeiro para o hospital, apoiar esse evento”. 

Para o Presidente do VIII Alergoped Gaúcho, Arnaldo Porto “é uma honra muito grande poder trazer esse tipo de evento a Passo Fundo”, a cidade foi escolhida pela notoriedade na área da saúde, sendo o terceiro polo médico do Sul do Brasil. 

O evento conta com convidados de destaque estadual e nacional e ainda, com a participação internacional da Dra. Laura Viola, que veio da Itália falar sobre a Abordagem atual da Esofagite Eosinofílica. Além deste tema, muitos outros serão abordados, como alergia à proteína do leite de vaca, alergia ao ovo, dermatite de contato, urticária aguda, anafilaxia, sobre rinite alérgica, asma, mastocitose, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site sprs.com.br.

Foto: O evento é voltado para profissionais e acadêmico da área de saúde (Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP/ Scheila Zang)