• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Relacionamento: (54) 2103-4131

Risadas no tratamento contra o câncer

  • 13/11/2019

 Com certeza, em algum momento de sua vida, você se deparou com a expressão “rir é sempre o melhor remédio”.  Robert Baden-Powell disse que “a melhor maneira de superar as dificuldades é atacá-las com um lindo sorriso”. Pode ser que não cure tudo, mas ameniza muitos sintomas e combate a tristeza. Esta teoria provou estar certa, já que, no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, os pacientes em tratamento oncológico têm aproveitado os benefícios da terapêutica do riso. A partir do trabalho da voluntária, Lucia Maria Gorgen- Professora de Yoga do Riso pela Laughter Yoga Internacional University- India, que traz para as salas de espera de Radioterapia, Quimioterapia, suas técnicas de rir, os pacientes estão amenizando dores e alegrando a rotina.

 Conforme Lucia, o Yoga do Riso surgiu em 1995 na Índia quando o médico Dr. Madan Kataria, pesquisava a influência do humor sobre a saúde e bem-estar. Tinha acesso a outros trabalhos anteriores ao seu, e quis ir além daquilo que estava já publicado. “Para isso organizou um grupo pequeno com pacientes seus e levou para a praça da cidade de Bombai. Com eles, fazia exercícios de respiração e usava motivos para rir como se faz comumente: piadas, comédias, palhaçadas entre outros. Logo, perceberam que isto se esgotava e que no cotidiano das pessoas fazer piadas e brincadeiras para rir nem sempre era possível. Foi então, que ele criou esta ferramenta chamada Yoga do Riso, onde rimos sem razão e até quando não temos nenhuma vontade”, enaltece a professora.

O criador da técnica terapêutica, Dr. Madan ainda concluiu que cérebro reage ao som de uma gargalhada simulada, quando não estamos com vontade de rir, da mesma forma do que quando rimos com vontade e libera hormônios do bem-estar e do prazer como resposta fisiológica. “Os benefícios são inúmeros para a saúde e continuamente são realizadas pesquisas especialmente na França, Inglaterra e EUA”, destaca Lucia.

O Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) do HSVP, organiza as visitas de Lucia aos pacientes conforme a disponibilidade da professora, mas geralmente acontecem uma vez por mês. As unidades de tratamento até então em silêncio, são tomados por gargalhadas e palmas que transformam o ambiente. Ao encerrar a sessão de yoga, Lucia deixa o sorriso no rosto do pacientes e inúmeros benefícios. “Melhora da oxigenação corporal porque a gargalhada é uma respiração com expiração prolongada; auxilia no combate ao estresse diminuindo a presença do cortisol na corrente sanguínea; aumenta a eficácia dos tratamentos da depressão; melhora a qualidade do sono; gera desinibição, auxiliando a superação da timidez; produz sensação de bem-estar e positividade e é eficaz na superação de conflitos em grupos de trabalho ou empresas”, enaltece Lucia sobre os resultados já comprovados da Yoga do Riso. “Sintetizando, o Yoga do Riso é um exercício de baixo impacto, que produz altos benefícios físicos e emocionais”.

A sessão completa de Yoga do Riso é composta por exercícios de alongamento, exercícios respiratórios, exercícios de riso interativos e relaxamento guiado. “Com os pacientes ou idosos com dificuldades, tudo é adaptado e apenas fazemos exercícios simples de respiração consciente e risos com eles sentados, para que possam participar mesmo com limitações”.

Sobre a experiência vivenciada com os pacientes do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, Lucia diz ser bastante gratificante. “Inicialmente percebo as pessoas com o rosto tenso, triste, sem luz. Quando começam a participar e tentar rir, tudo muda visivelmente e o rosto se torna outro. Saem ensinando seus motoristas e familiares a rir e o ambiente se modifica totalmente. Eles me fazem viver uma afirmação de Dr. Madan:  “não rimos porque somos felizes. Somos felizes porque rimos”. ”

Foto: Yoga do Riso é uma ação que humaniza o tratamento e ameniza dores e problemas (Foto Assessoria de Comunicação HSVP)