• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Coleta: (54) 2103-4131

HSVP lembra do Dia Mundial de Cuidados Paliativos

  • 07/10/2016

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado do mês de outubro, neste ano, no dia 08 de outubro. Esta data é reconhecida a nível global pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), entidade formada pela aliança de 80 países, entre eles o Brasil, que se engajou no movimento mundial “Viver e morrer com dor: Não precisa ser assim”. A comemoração faz menção para as ações que visam apoiar e fortalecer os cuidados paliativos enfatizando a temática da dor. Conforme a WHPCA mais de 18 milhões de pessoas morrem com dor no mundo devido ao acesso inadequado aos cuidados paliativos. Isso significa, que as pessoas diagnosticadas com doenças incuráveis não têm sintomas adequadamente controlados e tratados. O Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCCP) do Hospital São Vicente de Paulo está envolvido e comprometido com essa causa e busca a verdadeira essência do cuidar e por isso lembra a data e faz uma alerta à todos os profissionais quanto a humanização.

Desde abril de 2015, o grupo iniciou efetivamente suas atividades na instituição e busca incansavelmente disseminar os cuidados paliativos aos profissionais da área da saúde. Além disso, presta consultorias, em que a equipe multiprofissional se coloca a disposição das diversas especialidades diante de uma dúvida para discutir o melhor plano de cuidado para o paciente e seus familiares. O grupo promove ainda, a educação continuada com o objetivo de sensibilizar os profissionais para a humanização do cuidado. “O GCCP tem uma tarefa complexa diante dos pacientes que se deparam com uma doença que ameaça a vida, que exigem um planejamento interdisciplinar, com atuação multidisciplinar. O grupo acredita que investir na educação dos profissionais, difundindo a prática dos cuidados paliativos, se prevaleça o foco da atenção no paciente, melhorando a sua qualidade de vida, tratando do sofrimento que a doença pode trazer, pois, há muita vida e não”, enfatizam os integrantes.

O sofrimento impacta a qualidade de vida do paciente por isso o controle da dor deve ser baseado na avaliação minuciosa para esclarecer as possíveis causas e os efeitos deste sintoma na vida do paciente investigando a presença de fatores psicológicos, sociais e espirituais. Conforme o grupo, a dor é uma experiência única e pessoal que deve ser compreendida dentro do contexto, da individualidade de cada paciente. Para isso, é fundamental que a equipe de saúde seja capacitada para realizar avaliação multidimensional da dor e por meio de um conjunto de intervenções e da escolha terapêutica apropriada se alcance o alívio dos sintomas. “Nem sempre é possível curar, mas todos tem a responsabilidade de cuidar do paciente e dos seus familiares, preservando principalmente a autonomia e a manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar”.

Foto: Grupo Consultor de Cuidados Paliativos do HSVP ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP)