Flores e afeto para as mulheres no HSVP
A terça-feira, 8 de março, foi especial no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. No dia Internacional da Mulher, as pacientes do Serviço de Oncologia e Radioterapia participaram de atividades e receberam afeto em forma de flores. A iniciativa do Projeto Desenhando Sorrisos contou com música, bingo e tarde de beleza. Além disso, na chegada, as mulheres ganharam uma garrafa de flores com uma mensagem, confeccionada pelo projeto Goles de Afeto, que encheu de sorrisos e trouxe força para as pacientes que lutam contra o câncer.
Melina Rodrigues, integrante do Desenhando Sorrisos, ressalta que os adultos sempre pediam que eles fizessem ações para eles, e então, aproveitaram a data especial que é o Dia da Mulher para trazer carinho e alegria. “Esse momento valoriza a mulher e traz força para que sigam no tratamento”, enfatiza a psicóloga do Serviço de Oncologia, Janaína Reolon Biasi.
Quando a paciente Luciana Pagnussat, 48 anos, de Tapejara, encontrou as flores, seu rosto se iluminou com um sorriso. Ela, que luta contra um câncer de mama e já está no fim do tratamento, achou a iniciativa muito bonita e surpreendente. “Que bom que vocês trouxeram essa iniciativa para o nosso ambiente. Onde tem flores tem alegria, e aqui nós precisamos desse afeto, dessa força. Nós mulheres merecemos esse carinho”, enfatizou ela, reiterando ainda a força da mulher. “A batalha contra um câncer não é fácil, mas as mulheres precisam lembrar que somos fortes e que não é isso que vai nos derrubar. Além disso, neste dia, fica o lembrete de que se cuidem mais, se valorizem, que no meio da correria do dia a dia, tirem um tempo para elas mesmas. Somos um sexo forte sim, mas também temos fragilidades”, relatou. Assim como Luciana, Carmen Tonini, também se emocionou com a homenagem prestada. Ela que realiza quimioterapia se disse renovada com a lembrança e carinho recebidos.
Foto: Pacientes receberam flores e se divertiram com música e bingo (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto 2: A paciente Luciana Pagnussat ficou muito feliz com a homenagem (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)