• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Coleta: (54) 2103-4131

Espaço Lúdico festeja o mês Farroupilha

  • 18/09/2015

No mês de setembro o Rio Grande do Sul enaltece sua cultura com as comemorações Farroupilhas. As danças, músicas e vestimentas típicas se espalham pelas ruas mostrando a cultura do povo gaúcho. Na Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), não é diferente. Ao longo da semana todos aprenderam sobre a Farroupilha encerrando a programação nesta quinta-feira, 17 de setembro, com a visita das crianças da Escola de Educação Infantil Bom Pastor, que apresentaram danças típicas.

A professora coordenadora do espaço, Silvia Escartazzini ressalta que a participação das crianças veio para abrilhantar as comemorações. “Nós buscamos manter as tradições e trazer as comemorações para as crianças hospitalizadas, pois se não estivessem nessa condição, provavelmente estariam vivendo isso na comunidade. Mostramos as crianças quais são as comidas típicas do sul, vestimentas, danças e músicas através de exposições, desenhos e apresentações, para que eles cultivem sempre essas raízes”.

A escola trouxe 15 pequenos que declamaram poesias e dançaram. “Nossa proposta é cultivar a tradição, trazendo alegria e distração para as crianças que estão hospitalizadas.” conta Natália Machado coordenadora pedagógica da escola. No final da apresentação as crianças da escola entregaram mimos para o público.

Foto: Os pequenos dançaram e declamaram ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)