• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Relacionamento: (54) 2103-4131

40 anos de Vida Consagrada

  • 22/03/2024

Irmã Cleusa de Fátima Dall Agnol é integrante da Congregação Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto e atua no Hospital São Vicente de Paulo

Um modo de viver dedicado a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a ser testemunha de fé e esperança. Esse é o caminho trilhado pela Irmã Cleusa de Fátima Dall Agnol, que atua no Hospital São Vicente de Paulo e celebrou, no dia 19 de março, 40 anos de Vida Consagrada.

Integrante da Congregação das Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, ela iniciou a caminhada como formação para vida religiosa aos 16 anos. “Quando eu era adolescente ajudava muito na Igreja, o que fez nascer dentro de mim o desejo de ajudar o próximo. Eu fui convidada para fazer uma experiência missionária e acabei ingressando no caminho formativo, fazendo o discernimento e conhecendo a vida religiosa”, relata.

Irmã Cleusa trabalha na Pastoral Hospitalar do HSVP desde 2022, sendo que anteriormente atuou neste setor por cerca de cinco anos, entre voluntariado e funcionária. Juntamente com a equipe, ela leva apoio espiritual aos pacientes, familiares, acompanhantes, profissionais da saúde e demais colaboradores. “É muito gratificante o serviço pastoral porque, além de ser um aprendizado, nos dedicamos a levar um apoio através da oração, do olhar e da escuta”, frisa.

Além de atuar no Hospital, Irmã Cleusa auxilia nos trabalhos da Paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo, onde haverá uma missa no dia 20 de abril para celebrar as quatro décadas de Vida Consagrada. “Para mim é um momento de gratidão pelo dom da vida, da Vocação, de tantas pessoas que me ajudaram e acompanharam, pela formação que recebi, por ter tido uma família que me ajudou, por ter a possibilidade de ter contato com muitas pessoas, o que sempre me traz muitas alegrias. Sou imensamente grata por conhecer pessoas, ajudá-las a cuidar da vida e ir ao seu encontro”, conclui Irmã Cleusa.

Créditos: Liliane Ferenci - Comunicação HSVP