• Unidade Teixeira Soares: (54) 3316-4000 |
  • Unidade Uruguai: (54) 3045-2000 |
  • Unidade de Relacionamento: (54) 2103-4131

NIR agiliza o processo de transferência de pacientes graves da região

  • 07/08/2020

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes. Em 2019 o Hospital recebeu pacientes de 333 municípios do Rio Grande do Sul, em sua grande maioria da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Diante destes dados, para agilizar o fluxo de atendimento, tornar o processo de aceitação do paciente que precisa do atendimento no HSVP transparente, respeitando as normas de regulação estabelecidas pela Secretária de Saúde do Estado, o HSVP estruturou e implantou em 2020 o Núcleo de Interno de regulação (NIR). 

Conforme a médica coordenadora do setor, Dra. Josiane Diehl Moia, o sistema é um aliado dos municípios quando há necessidade de encaminhar um paciente com urgência ou emergência para o centro de referência, como o HSVP. “Ele funciona da seguinte forma, quando o município não tem estrutura para atender o paciente, ou seja, o caso é mais complexo, ele entra em contato com o NIR para fazer a transferência desse paciente, isso levando em consideração a coordenadoria pertencente e a pactuação com o Estado”, relata Dra Josiane, explicando ainda que, ao ligar, o município “será atendido por um técnico de regulação que irá cadastrar dados e o motivo principal do encaminhamento. O solicitante deve ter consigo as informações do paciente. Após o cadastro, o médico regulador que avalia a situação, discute com especialistas do Hospital e verifica se existem leitos disponíveis, gerando então uma resposta ao solicitante. Como aceito, não aceito ou em análise”. 

De abril a julho deste ano, o NIR recebeu 3214 pedidos de transferência e desses, 2436 foram aceitos. Todos os pedidos de transferência são registrados em sistema informatizado e ficam salvos em arquivos do Hospital para garantir a transparência do processo. “Esse sistema tem ajudado os municípios quando a necessidade de o paciente vir para o HSVP, agilizando para o paciente e também melhorando o fluxo para a instituição”, avalia Josiane, destacando que, a Emergência segue de portas abertas a população, atendendo livre demanda e bem como, todas as equipes pré-hospitalares da cidade. “É válido enfatizar que o NIR não agenda consultas ambulatoriais pois, nesses casos, existem os ambulatórios específicos e também o NIR não reserva leitos”. 

O fone para entrar em contato com o NIR é o 954) 2103-4167 e o e-mail para contato é nir@hsvp.com.br.